sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Stand - Up Comedy

Sexta feira, dia de bebemorar, dia de sair. Uns vão para a balada, outros vão para o bar, enfim... uma boa pedida é aproveitar a moda e assistir um bom espetaculo de Comédia Stand - Up. Quem nunca assistiu, não sabe o que está perdendo...


Abaixo segue uma matéria que escrevi para o jornal da faculdade "Preto no Branco", contando um pouco da história desse genero tão comentado no momento:


Com raízes nos Estados Unidos, e criado por mestres de cerimônia que faziam aberturas de shows de bandas e artistas, o Stand – Up Comedy é um gênero humorístico que cada vez mais ganha espaço, adeptos e fãs pelo Mundo. O termo “Stand – Up” deriva da maneia que é feito, com o comediante sozinho no palco na maioria das vezes fazendo apresentações em pé, se utilizando de piadas originais escritas pelo próprio artista e espontâneas, capaz de variar de cotidiano como a crise financeira Mundial, até o cabelo diferente de alguém da platéia. Nunca usam de cenografia, jogo de luzes ou efeitos sonoros.

Nos EUA, vários atores famosos começaram no ramo do Stand – Up, como Jim Carrey, Eddie Murphy, Chris Rock, Woody Allen. Robin Willians, entre outros, que continuam com apresentações até hoje. No Brasil, tudo começou com o também ator José Vasconcellos na década de 60, sucedido por Chico Anysio e Jô Soares, este ultimo que até hoje se utiliza dessa arte na abertura de seu programa televisivo.

Atualmente existem diversos grupos de Stand – Up no Brasil, como o Comedia em Pé, primeiro grupo de Stand Up no Brasil (fundado por Fernando Caruso, Claudio Torres Gonzaga e Fabio Porchate), o Clube da Comedia (por Marcela Leal, Rafinha Bastos e Marcelo Mansfield), e o Comédia na Cara (de Rafael Marinho, Carol Zoccoli e Morgado) . Mas apesar de existirem vários grupos, durante as apresentações o comediante só pode se apresentar sozinho, jamais em dupla ou grupo completo.

Citado anteriormente, Marcelo Mansfield, mestre de cerimônia do Clube da Comédia, em entrevista ao jornal Preto no Branco falou sobre as diferenças entre comediantes “normais” e comediantes de Stand – Up: - “O comediante de Stand Up, pelo formato do Show, deve obrigatoriamente fazer seu proprio texto, ao contrario de outros humoristas, que apesar de geniais já tem textos descorados escritos por equipes próprias.”. Sobre as influencias do Stand – Up Americano sobre o Nacional, ainda ressalta: [...]- “Cada um espelha suas observações sobre o cotidiano de seus países. Alguns brasileiros até são criticados por usar textos americanos, porque não tem nada a ver com o Brasil. Mas apesar disso, ainda no servem de guia.”. Marcelo Mansfield e o “Clube da Comédia” estão em cartaz no Teatro Procópio Ferreira todas às Quartas-Feiras às 21h.

3 comentários:

Gabe ® disse...

mto bom! Grande Helder, sempre mto informativo!

Unknown disse...

Já assisti a um do Clube da Comedia, com Rafinha, Gentili, Oscar Filho, e reintero, é sensacional!

Anônimo disse...

Estou com muita vontade de assistir o satnd-up do Rafinha Bastos no Frei Caneca. Muito legal o texto!