segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Vale a pena "salvar o Mundo"?

Vi recentemente um video de George Carlin, um comediante / ator / critico / pensador , que me fez pensar: será que não damos muita importancia para "pouca" coisa?

http://www.youtube.com/watch?v=X_Di4Hh7rK0

Tudo bem que nesse mesmo video ele fala inumeras besteiras (podem assistir ao video no link direto acima), mas grande parte faz muito sentido. Por exemplo, tudo isso que ambientalistas, "pacifistas" e diversas ong's fazem, não podem ser encarados como fruto de hipocrisia? "Salvem o verde... preservem os animais em extinção...", e etc, que podem ser entendidas como "vou fazer minha parte pro meu lugar".

Esse planeta e universo tem cerca de ... 5 bilhões de anos? Talvez mais? Enfim, e nós estamos andando por ai à 200 mil anos, ou talvez menos. Comparado com a existencia de tudo isso, nosso tempo por aqui é infimo. E mesmo assim, acreditamos que tudo de ruim que acontece no Mundo é culpa nossa!

Desde o principio, a Terra passou por tudo que é possivel: Manchas solares, buracos na camada de ozonio, separação de continentes devido à queda de um cometa onde inumeras especies de animais foram extintas (sendo que muitas outras foram também sumindo naturalmente nesse tempo), vulcões ativos, terremotos, tsunamis, e tudo que é tipo de catastrofe. E cá está ela ainda apesar de tudo.

Os problemas não estão na Terra em si, mas sim está nas pessoas, nos seres humanos que se encucam e usam coisas que são devidamente naturais para disfarçar interesses próprios. Nosso tempo aqui é curto demais, e como tudo na vida deste planeta, estamos fadados à só "passar por aqui" e deixar algumas marcas.

E por que as coisas são assim? Por que é a "Lei do Universo"? Por que "Deus", ou alguma divindade quer? Ou ficar pensando nisso é demasiada loucura, sendo que não levará a parte alguma e perderemos um precioso tempo que poderiamos gastar lendo um livro, vendo TV, conversando, saindo, fazendo sexo, trabalhando, dormindo ou escrevendo coisas em blog's?

Vai saber né.

3 comentários:

yuri disse...

esse Carlin é um babaca, quero ver se fosse a geração dele que não tivesse agua limpa pra beber, ou tivesse que suportar temperaturas de 45 graus por causa da destruição da floresta amazonica.

Nery disse...

Eu sempre tive um pensamento sobre natureza e "politicamente correto" um pouco diferente do pessoal que diz "Eu protejo e não sujo". Acho que devemos fazer o mínimo que seja, porém com a consciência de que isso não afetará em nada A TERRA, mas isso não deixa de ser algo pretencioso para o nosso próprio bem...

Como disse hoje cedo, nada nesse mundo é justo e o futuro é igual para tds, ou melhor, ele é inevitável. Trouxa do que pensar em eternidade "Física" ou seja lá qual termo usar, para expressar a continuidade dele mesmo e do homem.

Devemos usar o bom senso, mas não o bom senso para tentar explicar bons atos como desculpa para a "sobrevivência da humanidade". E sim suas atitudes para consigo mesmo.

Por isso acho que esse cara é foda em pensar assim, e bom por jogar na cara de td mundo.

Anônimo disse...

Ah sinceramente eu temo pelo futuro das próximas gerações. As consequências que a natureza está mostrando não são brincadeira. Achar que está tudo bem é uma atitude cômoda.